segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Roots

- Vó, a professora disse que eu não vou poder vir para a escola até não ter mais piolho.

- Ela disse isso? Mas eu vou deixar você onde? Eu tenho que trabalhar...

- Ela falou que minha cabeça está cheia de piolhos e que isso é nojento, que minha mãe deve ser uma porca, que eu não posso vir para a escola senão vou passar piolho para as outras crianças...

- Ela falou isso? (torcendo o rosto de ódio, ela fazia uma coisa com a boca que deixava todo mundo morrendo de medo, inclusive eu).

- Falou, e não foi só isso, ela pegou um piolho da minha cabeça, me mostrou e falou: “Está vendo isso? Isso é nojento, você não tem mãe, não?” Depois colocou o piolho de volta na minha cabeça.

- Ah... mas ela não fez isso, não! Ela não está louca. Você mostra para vovó quem foi a professora?

- Eu mostro... Foi a Angélica, aquela de cabelo de canecalon... Eu chorei. Todo mundo tem piolho na escola vó, e ela fez isso só comigo.

- Ah... ela fez isso só com você. A gente vai lá falar com ela. Ela vai conhecer sua mãe porca agora.

- Vó, ela é grande... Pelo amor de Deus, ela vai te bater!

- Não se preocupa, a vovó vai só conversar com ela (detalhe, ela saiu me arrastando pelo meio da rua em direção à escolinha).

Chegando à escolinha...

- Aponta para vovó a professora, é aquela ali grandona né?

- É vó, ela mesma!

Minha avó andou em direção à mulher, bateu bem forte com o dedo indicador nas costas dela, que estava batendo papo com as outras professoras no pátio da escola.

- Escuta aqui, você é a professora que tirou um piolho da cabeça da minha neta e botou de volta?

- Não sei do que a senhora está falando. Quem é sua neta?

- Não se faça de idiota, que você sabe muito bem quem é minha neta, ou você tira e coloca piolho em todas as crianças? Eu fiquei sabendo que você fez isso só com a Flávia, eu só queria saber qual o motivo?

- Olha senhora, sua neta está cheia de piolhos, eu não posso permitir que a senhora mande sua neta para a escola essa semana, eu mandei um bilhete explicando (eu e minha avó não sabíamos ler, então, o bilhete não serviu de nada, principalmente depois que minha vó o rasgou e jogou fora).

- Oh minha filha, eu não sei se você reparou, mas quase todas as mães trabalham, ou você acha que eu deixo minha neta aqui 8 horas por dia com uma palhaça que nem você porque eu quero?

- Fica calma senhora, isso acontece, assim que a senhora limpar a cabeça dela, ela volta para a escola.

- Aham, e enquanto isso eu fico sem trabalhar? Você vai pagar as contas? Além do mais eu queria saber uma outra coisinha... Você me chamou de porca?

- Claro que não senhora, imagina...

- Oh Fláviaaaaaaaaaaa!

Eu cheguei apavorada...

- Que foi vó?

- Essa infeliz não falou que sua mãe é uma porca?

- Falou sim...

- Ah... Muito obrigada, era só o que eu queria saber... Pode ir brincar.

- Então dona professora, quer dizer que eu sou uma porca?

- Imagina, eu não ia falar uma coisa dessas...

- Ah, então agora a senhora está dizendo que minha neta é mentirosa, além de porca?

- Não senhora (começando a se afastar da minha avó apavorada).

- Aonde você pensa que vai? Está com medo? Medo de quê?

A mulher deu vários passos para trás apavorada, minha avó andou em direção a ela e grudou no canecalon da mulher até arrancar ele fora...

- Eu vou mostrar para a senhora quem é a porca. Muito valente você, né? Valente com uma criança, agora eu queria só saber onde foi parar toda sua valentia...

Minha avó arrastou a professora pelos cabelos até mim e fez com que ela se desculpasse por ter colocado o piolho de volta na minha cabeça e jurou que se isso voltasse a se repetir, não ia só ser só o canecalon dela que ela ia arrancar, não.

- Eu vou arrancar seus olhos sua lambisgoia. Se você não sabe lidar com criança, vai arrumar outro emprego, e tem mais, amanhã essa menina vem para a escola e você vai aceitar, senão você vai me ver nervosa, porque hoje, você está aí se cagando toda de medo, né? Pois é, e eu nem estou nervosa...

2 comentários:

  1. Essa professora deve ser a mais doce do mundo com as crianças depois de conhecer sua vó... rsrsrs... bela lição ela teve.

    ResponderExcluir
  2. Imagina se uma professora faz isso nos dias de hoje!!!!!

    Nossa como eu tinha medo da sua vó...

    ResponderExcluir